sábado, 9 de janeiro de 2010

Conselho Municipal de Juventude de Estarreja

Vem o comunicado da JS Estarreja, do dia 5 de Janeiro, assinado pelo seu novo coordenador, acusar a JSD de apatia relativamente ao dossier Conselho Municipal de Juventude de Estarreja.

Em primeiro lugar queremos manifestar a nossa satisfação por verificar que a JS, afinal não funciona só nos períodos eleitorais, como se tinha verificado nestes últimos anos de silêncio total. É importante para o bom funcionamento democrático e para a defesa dos interesses dos jovens que as estruturas juvenis dos partidos estejam activas.

Estivemos, até aqui, sempre sozinhos nesta defesa, sejam bem-vindos!

Sejam bem-vindos, pois queremos acreditar que juntos podemos ganhar mais para Estarreja.

É que, sozinhos, conseguimos que os Jovens de Estarreja tenham uma rede bibliotecária de referência, descentralizada e junto da população escolar, uma programação cultural de alto nível e para todos os públicos, acesso gratuito às novas tecnologias de informação, com espaços internet e redes sem fios, um conjunto de infra-estruturas desportivas, como os polidesportivos pelas freguesias, skate parques, pista de atletismo e até uma nova piscina em construção, o cartão jovem municipal, as bolsas de estudo do ensino superior, as bolsas de estágio, o Bioria, a Escola Municipal de Desporto, entre outras.

No combate ao Desemprego, o maior drama da nossa geração, estivémos sempre presentes, sugerindo, acompanhando, apoiando, na criação do Eco-Parque Empresarial e na instalação das primeiras empresas, na instalação da Incubadora de Empresas, no Gabinete de Inserção Profissional, na Feira da Juventude e de Formação Profissional, entre outros.

E tudo isto sozinhos…

Agora vir dizer que toda uma politica de juventude se resume a um festival de juventude e a um cartão jovem municipal, é falso, é injusto e mostra um total desconhecimento da nossa realidade. Por aqui se percebe algumas hesitações que o comunicado da JS tinha entre o Conselho (Assembleia) e o Concelho (Município). Mas o que nos faz acreditar que estamos no melhor caminho, foi o reconhecimento dos jovens (em todas as mesas de voto!) no dia 11 de Outubro de 2009.

Sobre o Conselho Municipal de Juventude importa também fazer um esclarecimento, pois os desconhecimentos socialistas são gritantes. Foi no anterior mandato que a Assembleia Municipal aprovou o regulamento do CMJ; foi também no anterior mandato que a JSD através dos seus membros eleitos na Assembleia Municipal colocou o CMJ e outros assuntos relacionados com a Juventude na agenda política da Assembleia Municipal e do próprio executivo. Não vimos nem a JS, nem o PS a lutar “para que os jovens estarrejenses tenham voz e participação activa na política local”.

Já neste novo mandato, os partidos com assento na Assembleia Municipal indicaram os seus representantes. Mas no seguimento da aprovação do Regulamento do CMJ, a JSD por iniciativa própria já indicou o seu representante, conforme prevê a legislação. Por aquilo que podemos apurar fomos os únicos a tomar esta iniciativa. Estamos convictos que após todas as indicações dos membros previstos para a composição do CMJ, seja possível rapidamente iniciar com as suas funções.

Todos os apoios aos jovens são importantes e merecem a nossa especial atenção e dedicação. A JSD acredita na Juventude de Estarreja e não crê que os jovens estarrejenses sirvam apenas para acenar bandeiras em cima de autocarros ou participar em videoclips de campanha!

A Comissão Politica de Secção
JSD - Estarreja

Sem comentários:

Enviar um comentário