terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comunicado A29 - Inauguração



O PS ESTARREJA É A FAVOR DAS PORTAGENS!

Duvidava-se que o actual PS pusesse os interesses de Estarreja acima dos do Governo e o criticasse: afinal o seu Comunicado sobre a A29 diz tudo quanto à sua dependência política e partidária.
Em vez de se congratularem com a nova via ou com as obras compensatórias que a Câmara Municipal conseguiu obter, apenas referem prejuízos do seu atraso, enquanto o Ministro das Obras Públicas dizia que tinham poupado 311 milhões!
Em vez de coincidirem com o Presidente da Câmara na recusa das Portagens, pretendem que ele suporte os ditos prejuízos por a obra agora se ter feito a nascente, esquecendo da posição do então seu Presidente que ali mesmo arrancou estacas em protesto…
A história repete-se: Nem memória, nem coerência.

O desafio ora se repõe. Que diz o PS Estarreja do afirmado na sessão pelo actual Presidente da Câmara, que se resume:
O Município de Estarreja agora é directamente servido por 3 Auto-Estradas: A1, A29 e também a A25.
Este não foi um parto fácil.
Portugal ganha uma nova AE Porto-Lisboa. Mas muitas pessoas perderam paz de espírito e valores próprios.
Contestamos, ontem como hoje, a travessia, paralela e colada, da A1 e A29. Aliás, as nossas populações são ainda afectadas por inúmeras outras travessias (do gás à electricidade), etc, etc.
E, aqui necessariamente, temos de falar dos 2 corredores do TGV que desde há meses constrangem o nosso desenvolvimento e implicam prejuízos reais.
Reconhecemos, ao lado, que esta nova via teve, e terá, várias compensações, rijamente acordadas com o Governo e positivamente hoje aqui assinaladas: a Variante Norte do Eco-Parque, o Nó de Salreu, já prontos; e, a seguir, a integral beneficiação da EN 109, as ligações a Ovar e à Murtosa, além da Circular à Cidade de Estarreja Por outro lado, ficaremos hoje mais unidos à Murtosa, com a beneficiação dessa via (EN 109-5) que nos aproxima do Mar.
Voltando à abertura da A29, hoje sentimos um facto invulgar: a drástica redução de pesados na EN 109. Como nos traz qualidade de vida essa diferença!
Mas este aspecto só vem reforçar uma imensa posição dos Municípios da Região de Aveiro: Não às Portagens!
Não permitiremos que o tráfego de camiões volte!
Não estão reunidas as condições pré-fixadas para a sua introdução.

Ficamos a aguardar.


Sem comentários:

Enviar um comentário